A bichectomia é uma cirurgia que remove gordura das bochechas e deixa o rosto mais fino. O nome dado ao procedimento refere-se a uma gordura da face que possui o formato piramidal e chama-se bola ou gordura de Bichat. Essa estrutura foi descoberta em 1802 pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat.
Inicialmente era indicada para pacientes com problemas de mastigação, como por exemplo, aqueles que mordem as bochechas com frequência nas refeições. Nos últimos anos, entretanto, o interesse pelo procedimento aumentou por questões estéticas, quando a sociedade adotou os rostos mais finos como um padrão de beleza. E a popularização veio após a adoção da bichectomia por celebridades como Kim Kardashian, Jenifer Aniston e Angelina Jolie.
O procedimento é rápido e simples, é realizado por Cirurgiões Dentistas ou Plásticos, com incisão intraoral (no interior da boca), o que não deixa marcas, e dura menos de 1 hora. A operação é realizada com anestesia local ou geral (em alguns casos), sendo pouco intrusiva.
A recuperação costuma ser rápida e pode ser comparada a extração de um dente de siso. Inchaços e hematomas podem permanecer por 2 semanas após sua realização. Nesse período deve-se evitar esforços e atividades físicas e banhos de sol. Também deve-se evitar ingestão de alimentos duros por 2 dias.
Os resultados são permanentes e o procedimento é irreversível, ou seja, a remoção da gordura é definitiva. Visualmente, começam a aparecer após um mês e a recuperação total com até seis meses de realização da cirurgia.