Ortodontia, palavra com origem no grego, e que significa, "orthos" - em linha reta, boa, perfeita e "Odous" - dente.
Essa especialidade odontológica se preocupa com o estudo e tratamento da má oclusão (mordida inadequada), que pode provocar irregularidades nos dentes, problemas de mandíbula, ou ambos.
O tratamento ortodôntico pode ser realizado com objetivos puramente estéticos, para melhorar a aparência e alinhamento dos dentes, mas pode ainda ser utilizado para reconstrução de toda face, nesse caso, conhecido como "ortopedia facial".
Em geral, é utilizado um aparelho ortodôntico, composto por suportes colados aos dentes e ligados por fios. Os aparelhos podem ser feitos a partir de aço inoxidável ou material cerâmico.
Os fios são então flexionados para mover os dentes para as posições desejadas. Existem ainda outros métodos com alinhadores transparentes.
Componentes adicionais, incluindo os aparelhos removíveis, aparelhos de expansão, e outros dispositivos, também podem ser usados para mover os dentes e ossos maxilares.
Aparelhos funcionais, por exemplo, são usados em crianças (idade 5 a 14) com o objectivo de modificar as dimensões dos maxilares, terapia conhecida como "Ortopedia facial"