O processo de escurecimento e aparecimento de manchas nos dentes é natural com o passar dos anos. Os dentes são permeáveis, por essa razão que ocorrem as manchas. As moléculas do pigmento penetram pelas "porosidades" do esmalte dos dentes, a camada mais superficial que os protege, alojando-se na dentina.
O clareamento é realizado através de géis à base de peróxido de hidrogênio. Graças à essa permeabilidade dentária, o gel é capaz de penetrar nos dentes e chegar até as moléculas causadoras das manchas. Ativado pelo calor ou pela presença de umidade, o gel quebra e elimina as moléculas do pigmento, tornando o dente mais claro.
O clareamento dental age somente sobre o esmalte do dente, não clareando resinas, blocos ou porcelanas. Esse processo também não desgasta ou promove qualquer prejuízo aos dentes. Pode, entretanto, causar sensibilidade dentária que é facilmente reduzida com uso de dessensibilizantes complementares. O tratamento é seguro, eficaz e duradouro, desde que aplicado da forma correta por um profissional capacitado.
Os dentes podem ser clareados de 2 maneiras ou pela combinação delas.
1 - Em consultório - com uso de Laser
São realizadas sessões de 60 minutos cada (duas ou três por paciente), com géis clareadores a base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, ativados por luz, no caso o laser. Além de provocar a ativação do material clareador, o laser tem propriedades terapêuticas, que atenuam a sensibilidade do dente, e consequentemente a dor. Produz resultados mais rápidos em relação ao clareamento em casa.
2 - Em casa
Através do uso de uma moldeira fabricada sob medida para a boca do paciente, na qual deve ser colocado um gel clareador a base de peróxido de carbamida e usada diariamente por um período de duas semanas em média (durante a noite).
3 - Associação das duas técnicas
Com uma parte realizada no consultório por laser, e outra em casa com a moldeira. Essa é técnica que apresenta os melhores resultados, pois envolve o acompanhamento do profissional e é feita de forma gradual.
É importante saber que o senso estético do paciente é diferente do senso estético do dentista. Para o paciente, bonito é ter dentes brancos. Para o dentista, bonito é ter dentes mais claros, mais naturais. Muitos pacientes não sabem que, com o passar dos anos, nossos dentes naturalmente se tornam mais amarelados. É um processo natural, faz parte do envelhecimento humano. É praticamente impossível você ver um paciente com mais de 40 anos e dentes naturais extremamente brancos. Já em um adolescente ou adulto jovem, o natural é que seus dentes sejam mais brancos. O bom senso, nesse momento, é fundamental!